social_poster_plugin

Escala Grega – Parte 2


Modos para Solar Guitarra ou Piano (Parte II)

Como saber o modo a utilizar ?

Antes de mais é importante conseguir utilizar os ouvidos. Como nem sempre estes ajudam aqui vai uma formula (mais ou menos) mágica.

A partir da progressão de acordes que a musica sobre a qual se pretende solar ou improvisar é possível determinar (em teoria) o modo a utilizar. A progressão de acordes determina os intervalos da escala, pelo que basta identificar o modo que utiliza os mesmos intervalos!

Para perceber a identificação dos intervalos é importante a lição sobre a harmonização da escala maior (que brevemente será apresentada). Por agora basta conhecer a escala harmonizada de acordes:

     C Maj    D min    E min   F Maj   G maj   A min  B dim (min)   C Maj
              T            T          st         T          T         T                 st
          I          ii           iii         IV         V         vi           vii              VIII

A ideia é descobrir onde é que a progressão de acordes se encaixa nesta escala, não em termos de notas, mas relativamente à natureza do acorde (min / Maj) e em relação aos intervalos.

Numa progress√£o de acordes podem existir v√°rios acordes (tipicamente at√© quatro ou cinco). Como cada um destes tem que ser confrontado com as possibilidades dentro dos maiores ou menores da escala harmonizada, as “simula√ß√Ķes” podem ser bastante aborrecidas, pelo que a exclus√£o de parte ajuda bastante.


Exemplo:

Suponha a seguinte sequ√™ncia de acordes: E C#m G#m A (The Pixies – Where is my mind ?)

Ordenando os acordes: C#m E G#m A, os intervalos s√£o: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min)

Temos que comparar esta sequ√™ncia de intervalos com todas as posi√ß√Ķes de acordes para determinar quais as combina√ß√Ķes poss√≠veis de intervalos versus natureza do acorde (maior / menor). Como na escala harmonizada s√≥ existem 3 acordes maiores contra 4 menores, √© mais f√°cil fazer a compara√ß√£o contra um acorde maior. Assim, √© mais f√°cil ordenar os acordes a partir de E e A e confront√°-los com a escala harmonizada.

Os intervalos a testar s√£o:
Maj + TT(min) + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj)  – E G#m A C#m
Maj + TT(min) + Tst(Maj) + TT (min) + st(Maj) – A C#m E G#m

Os intervalos a começar nos acordes menores são:
min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min) – C#m E G#m A
min + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj) + TT(min) – G#m A C#m E

Tom base Modo Intervalo C
Jónico
C# Dmin
Dórico
D# Emin
Frígio
FMaj
Lídio
F# GMaj
Mixolídio
G# Amin
Eólioi
A# Bmin
Lócrio
E Jónico em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
3.
(2.)+st(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
A Jónico em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
1.
Maj
  2.
(1.) + TT(min)
3.
(2.)+Tst(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
E Lídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
3.
(2.)+st(Maj)
A Lídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
3.
(2.)+Tst(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
E Mixolídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
3.
(2.)+st(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
A Mixolídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
3.
(2.)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
C#m Dórico em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
 
G#m Dórico em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
C#m Frígio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
1.
min
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
G#m Frígio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
4.
(3.)+Tst(Maj)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
C#m Eólio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
1.
min
G#m Eólio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
C#m Lócrio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+Tst(Maj)
1.
min
G#m Lócrio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+st(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+Tst(Maj)
1.
min

Assim, chegamos à conclusão que os modos possíveis são:
Modo Jónico em E
Modo Jónico em A
Modo Lídio em A
Modo Mixolídio em E
Modo  Fr√≠gio em C#
Modo Frígio em G#
Modo Eólio em C#
Modo Lócrio em G#

Agora é a altura em que você começa a pensar que estão a gozar consigo. Mas não desista, agora é qie isto vai começar a fazer sentido.

Se reparar bem na tabela, vai reparar nas seguintes semelhanças:

Jónico em E = Lídio em A = Frígio em G# = Eólio em C#
Jónico em A = Mixolídio em E = Frígio em C# = Lócrio em G#

Da√≠ que esta sequ√™ncia de acordes s√≥ tem duas formas de solar. J√≥nico em E ou em A. Na verdade, na sequ√™ncia real de acordes, o primeiro √© E e o ter√ßeiro √© G#. Normalmente (nem sempre) √© para estes acordes (o primeiro e o ter√ßeiro da sequ√™ncia) que se escolhem as notas “alvo”, pelo que vamos dizer que os modos a solar s√£o J√≥nico em E e L√≥crio em G#.

Se conhe√ße a m√ļsica, ensaie e repare que a “lead guitar” toca as notas E e G# (com a varia√ß√£o final D# – E).

Outra conclus√£o importante: Na tabela fez-se a simula√ß√£o para os acordes maiores e menores, mas se fosse feita s√≥ para os maiores ou s√≥ para os menores, a conclus√£o seria a mesma, pelo que na realidade s√≥ √© necess√°rio “simular” os acordes maiores ou s√≥ os menores:

Simulação só com acordes maiores:
Modo Jónico em E = Modo Lídio em A
Modo Jónico em A = Mixolídio em E

Simulação só com acordes menores:
Frígio em C# = Lócrio em G#
Frígio em G# = Eólio em C#


Like it? Share with your friends!

guitarrista

Nasceu em 1993. No tempo livre toca guitarra, aprendeu sozinho e n√£o sente a necessidade de um professor, porque o Google sabe todas as coisas. Aconselha a todos que queiram aprender a tocar guitarra sem gastar um centavo a acessar o blog tocar-guitarra.com
Choose A Format
Lista Classificada
Votação para escolher o melhor item da lista
Personality quiz
Uma s√©rie de quest√Ķes que revelam que m√ļsico tem a sua personalidade
Sondagem
Vota√ß√Ķes para tomar decis√Ķes ou determinar opini√Ķes
Vídeo
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
List
The Classic Internet Listicles
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds